O estresse afeta o coração?
Publicado em: 05/01/2021

Sabemos que o estado de tensão afeta o bom funcionamento do organismo. Isso porque níveis elevados de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, aumentam a pressão sanguínea (hipertensão) e os batimentos cardíacos, o que pode levar a um infarto ou AVC.
Em meados de 2018, estudos nacionais e internacionais acenderam, mais uma vez, esse alerta ao comprovarem que problemas mentais estão bastante associados a cardiopatias. E atenção: o estresse também entra nessa lista.
Sensação de medo, preocupação extrema, irritação, frustração ou nervosismo são identificados como estresse e, em consequência desses estados, as pessoas podem sentir o coração acelerado, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada.
Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pode desenvolver distúrbio de ansiedade e o risco de ter uma doença cardiovascular sobe para 30%, segundo estudos. Para se ter uma ideia, quem dorme por volta de seis horas por noite possui 30% mais risco de desenvolver hipertensão comparadas com pessoas com sono normal. Já para aqueles que dormem menos de cinco horas, o risco salta para 520%.
A boa notícia é que o tratamento contra esses males comprovadamente reduz os riscos de problemas cardiovasculares. E é sempre bom lembrar que sentimentos de amor, felicidade e bem-estar agem a favor da saúde do seu coração. Portanto, aproveite os bons momentos!
Deixe um comentário