Dor no peito: o que pode ser?

Publicado em: 13/11/2020

Embora diretamente associada ao coração, a dor no peito pode ter outras causas, como distúrbios psiquiátricos, problemas no esôfago, estômago, caixa torácica e pulmões. De todo modo, qualquer dor no peito precisa ser avaliada por um médico e, por isso, o recomendado quando esse sintoma aparece é procurar um pronto-socorro.

A dor no peito pode ser, sim, uma angina do peito ou infarto. E pelas consequências graves desses problemas, a causa cardíaca será a primeira pesquisada pelo médico. O infarto consiste na falta de irrigação sanguínea do próprio músculo cardíaco. Ele pode ser causado por uma obstrução da artéria por uma placa de gordura. Esse problema causa uma dor no centro do peito, que é descrita como uma pressão, um ardor ou uma sensação de choque. Ela pode vir acompanhada de palidez, suor excessivo e queda de pressão.

A dor no peito também pode indicar uma pericardite, que é uma inflamação do pericárdio – tecido que envolve o coração. Nesses casos, a dor no peito aparece de repente e é muito intensa, especialmente se a pessoa estiver deitada. Também pode haver desconforto nas costas, no pescoço e nos ombros.

Descartadas as questões cardíacas, o médico vai investigar outras possíveis causas de dor no peito, como uma embolia pulmonar, pneumonia, problemas digestivos, como refluxo, e até dores musculares e ansiedade. A dor no peito precisa sempre ser investigada, mas ela é mais preocupante quando vem acompanhada de falta de ar repentina e dor opressiva no tórax, que pode se alastrar por braços, ombros, queixo e abdômen.

(Fonte: Hospital Albert Einstein)

Publicado por: cardiofocus 152 Visualizações
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *