Exercícios para cardiopatas: escolha o melhor para você

Publicado em: 12/11/2021

Você costuma praticar algum tipo de atividade física com frequência? Já ouviu falar que uma simples caminhada pode gerar muitos benefícios para a saúde do coração, mesmo para os pacientes cardiopatas? Se a resposta para essas perguntas for sim, saiba que você está no caminho certo. 

O fato é que mesmo diante de tantos pontos positivos que os exercícios físicos são capazes de promover ao sistema cardiovascular, muitas pessoas que sofrem de problemas cardíacos permanecem resistentes a praticá-los, seja por receio da piora do quadro ou por dificuldade para encontrar espaço na rotina para se dedicarem às atividades físicas.

O repouso e o sedentarismo estão entre os principais vilões para agravar o quadro de saúde de pacientes cardíacos que, inclusive, recebem orientação médica para realizar atividades físicas de forma regular, desde que sejam supervisionadas e liberadas pelo médico. É importante lembrar que os exercícios aeróbicos trazem muitos benefícios para a saúde de todas as partes do corpo, fortalecendo os músculos, inclusive o coração, e estimulando a circulação sanguínea.

Mas como escolher o melhor exercício físico quando se trata de uma pessoa cardiopata? De uma forma geral, os especialistas alertam que o exercício físico aeróbico ideal é aquele que o praticante consegue realizar com uma respiração praticamente normal, ou seja, sem que o fôlego seja perdido durante o treino. 

Conheça três tipos de exercícios físicos aeróbicos indicados para cardiopatas e escolha o mais adequado para você. Mas lembre-se de compartilhar com o seu cardiologista a sua opção antes de pôr em prática os seus planos.

Caminhada

A caminhada é uma das principais atividades físicas recomendadas pelos cardiologistas para os pacientes cardiopatas, por trazer muitos benefícios para a saúde, melhorando o condicionamento físico, fortalecendoa musculatura, além de contribuir para a redução da gordura corporal e o controle dos níveis de colesterol.

Corrida

A corrida pode ser indicada para pacientes cardíacos por ser um excelente exercício para a redução do colesterol ruim e o aumento do HDL (colesterol bom), que previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma vez que promove a eliminação das moléculas de gordura acumuladas no organismo. 

Musculação

A musculação é um excelente exercício para fortalecer o músculo do coração, já que favorece o aumento de massa muscular. Dessa forma, contribui para que o coração consiga se tornar mais resistente aos esforços do dia a dia. Além disso, a musculação ajuda a reduzir o percentual de gordura corporal e a controlar doenças como hipertensão e diabetes, que estão diretamente relacionadas aos problemas cardiovasculares.

Fique atento: Cardiopatas não devem realizar nenhum tipo de atividade física sem a liberação do cardiologista, por mais simples que pareça ser, como jogar bola com as crianças ou passear de bicicleta. Aliás, antes de dar início aos treinos, agende uma consulta com o seu médico para realizar testes ergométricos, ecocardiogramas e outros exames essenciais. Somente após esses cuidados, você saberá qual exercício físico, tempo e intensidade são mais indicados para a sua condição de saúde.

Publicado por: cardiofocus 1.948 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *