Setembro Amarelo e Vermelho: alertas para manter a saúde da mente e do coração

Publicado em: 17/09/2021

Você já parou para pensar como os cuidados com a saúde mental podem fazer bem ao seu coração? Situações de estresse elevado, tristeza profunda, solidão, distúrbios no sono, entre outros, tudo isso impacta diretamente na saúde cardiovascular e, portanto, precisam ser tratados com muita atenção. O mês de setembro chega com duas campanhas de extrema importância para a saúde humana e que são representadas por duas cores: o Setembro Vermelho e o Setembro Amarelo.

Os temas estão interligados e impactam um na saúde do outro, de forma que para se ter a tão almejada saúde integral, corpo e mente precisam estar em perfeito equilíbrio. Ansiedade é um fator de risco para doenças cardiovasculares e o Brasil é considerado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o país mais ansioso da América Latina. As doenças cardiovasculares ocupam a primeira posição em causa de mortes em todo o mundo, portanto as ações de sensibilização da sociedade para a prevenção da saúde mental, emocional e física se tornam essenciais para preservar nossa vida.

Saiba mais sobre a importância das campanhas Setembro Vermelho e Setembro Amarelo, descubra como os cuidados com a saúde mental e emocional podem fazer bem ao coração e as medidas preventivas para mantê-los em pleno funcionamento.

Setembro Vermelho:

A campanha Setembro Vermelho tem como foco conscientizar a população para a prevenção das doenças cardiovasculares. O mês foi escolhido porque no dia 29 é celebrado o Dia Mundial do Coração, data que tem como intuito chamar a atenção para o tema.

As campanhas visam ampliar o debate para reverter as altas taxas de mortalidade em decorrência de problemas ligados à saúde do coração, que poderiam ser evitáveis. Para tanto, são recomendadas mudanças no estilo de vida, diagnóstico precoce e acesso a um tratamento adequado.

Setembro Amarelo:

Já o Setembro Amarelo alerta para os sinais de suicídio e para os necessários cuidados com a saúde mental e emocional, uma vez que os dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) revelam que quase 97% dos casos de morte por suicídio tiveram como causa os transtornos emocionais. Para os quadros em que os transtornos levaram à decisão de pôr fim à própria vida, os principais fatores foram: depressão, transtorno bipolar e abuso de álcool e drogas.

O tema ganha relevância, especialmente, no dia 10 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e as ações de sensibilização da população se estendem por todo o mês de setembro.

Por que a saúde mental e emocional são tão importantes para manter o coração saudável?

A falta de equilíbrio entre corpo e mente pode causar disfunções e comprometer o bom funcionamento do organismo, trazendo muitos prejuízos para a qualidade de vida. As emoções podem interferir diretamente na saúde do coração e os primeiros sintomas devem ser sempre valorizados, a fim de se evitar a evolução do quadro para as formas mais graves.

Em momentos de estresse excessivo ou de muita ansiedade, muitas vezes, podemos sentir aperto no peito, a respiração mais ofegante, uma intensa tensão muscular, sensação de boca seca, entre outros indicativos. Todos eles podem ser alertas que o nosso corpo emite para nos avisar de que é preciso olhar para a nossa saúde. Inclusive, durante uma crise de estresse, o nosso organismo libera hormônios e substâncias para nos preparar para a ação, como a adrenalina. 

Porém, se os estímulos forem em excesso e frequentes, podem causar a contração dos vasos sanguíneos, levando a um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, fatores que acarretam diversos danos ao coração, incluindo o infarto do miocárdio.

Como manter a mente e o coração saudáveis e em pleno funcionamento?

A adoção de um estilo de vida mais saudável traz diversos benefícios para o bom funcionamento de todo o organismo, além de melhorar a qualidade de vida. Portanto, ao modificar alguns costumes em seu dia a dia, você fará bem também à saúde mental e ao coração. Isso inclui, é claro, a prevenção de transtornos, como o estresse, depressão e ansiedade, e a redução das chances de ter problemas cardíacos.

Dicas para melhorar a saúde mental e a saúde do coração:

  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Mantenha o seu peso ideal, de acordo com a sua estatura;
  • Preocupe-se com a sua alimentação;
  • Beba bastante água;
  • Pare de fumar;
  • Se for consumir bebidas alcóolicas, não exagere na quantidade;
  • Busque atividades que lhe tragam alegria e prazer;
  • Tenha momentos de lazer com sua família;
    • Mesmo que sejam poucas horas ao dia, estes momentos devem ser vividos com atenção integral
  • Tente dormir 8 horas por noite e no mesmo horário;
  • Fuja do estresse e não valorize pensamentos que intensifiquem as sensações de tristeza e nervosismo;
  • Tenha amigos e os mantenha sempre por perto.

Fique atento: os pequenos cuidados do dia a dia podem trazer grandes ganhos para a sua qualidade de vida, além de muitos anos para se viver mais e de forma saudável.

Publicado por: cardiofocus 734 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *